O IRIS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social vocacionada para o atendimento de jovens e adultos com deficiências de diferentes naturezas e graus de gravidade, proporcionando-lhes actividades que visam o desenvolvimento global, a sua autonomia e independência pessoal e criando condições sócio-afectivas favoráveis à sua reabilitação e integração na sociedade.
Esta Instituição está sediada no Lugar da Agrinha – Nogueira, Braga, funcionando desde o Ano Lectivo de 1993/1994 (autorização pelo Diário da República de Março de 1993) em instalações próprias e devidamente concebidas e equipadas para o desenvolvimento da sua actividade.
Teve a sua origem no M.A.D.I. (Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual), delegação Norte, em 1988, tendo funcionado em instalações provisórias no Seminário de Montariol. Estas instalações tinham a vantagem da excelente localização em termos de vista e contacto com a natureza, mas depressa se tornaram pequenas para as solicitações.
Possui uma equipa pluridisciplinar – Monitores, Ajudantes de Ação Educativa, Psicólogas, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e Psicomotrista que dão um apoio técnico nos planos físicos, psicológico e social, bem como um apoio à família, prestando um atendimento personalizado aos seus utentes.
Todo o trabalho desenvolvido com os utentes é estruturado e programado com vista ao seu desenvolvimento humano e ao seu ajustamento social procurando encurtar as diferenças – melhorando a sua qualidade de vida.
Na população abrangida por esta instituição podemos encontrar jovens e adultos com um ou mais dos seguintes problemas: défice intelectual, défice global de desenvolvimento, autismo, trissomia 21, paralisia cerebral, microcefalia, problemas de comportamento e distúrbios emocionais. Embora em menor número, verifica-se a ocorrência de patologias mais raras como: Síndroma Le crit du chat, Miopatia de Duchime e doença de Leigh. Concomitantemente, alguns alunos apresentam ainda epilepsia, insuficiência visual ou problemas de linguagem. Os utentes, com idades superiores a 18 anos, provêm de diferentes níveis culturais e sócio-económicos e, em termos geográficos, distribuem-se por Braga e localidades adjacentes.
Contas de 2023
Balanço
Demonstração de Resultados
Contas de 2022
Balanço
Demonstração de Resultados
Contas de 2021
Balanço
Demonstração de Resultados
Contas de 2020
Balanço
Demonstração de Resultados
Contas de 2019
Balanço
Demonstração de Resultados
Contas de 2018
Balanço
Demonstração de Resultados
Contas de 2017